JC Notícias, 16/10/2025
Alunos da rede pública das cinco regiões do Brasil reclamam da falta de conteúdos cobrados no Enem e no vestibular. Estados afirmam ter reajustado grade e seguir norma curricular nacional
Alunos da rede pública afirmam chegar ao Enem com lacunas em matérias obrigatórias do currículo, resultado de mudanças no novo ensino médio que reduziram a carga horária e ainda não foram corrigidas pela reforma anunciada no ano passado.
Criado em 2017, o formato do ensino médio dividiu o currículo entre uma base comum e itinerários formativos, nos quais o jovem escolhe áreas de aprofundamento. Implementada em 2022, a grade foi criticada pela redução de disciplinas obrigatórias e acabou parcialmente reformulada em 2024.
Muitos relatam viver em um “limbo” até que essas aulas sejam totalmente reformuladas. Alunos da rede pública das cinco regiões do Brasil reclamam da falta de conteúdos e das desproporções no ensino médio, e dizem chegar ao vestibular e ao Enem despreparados.
Para compensar, recorrem a videoaulas no YouTube, apostilas digitais e ajuda de familiares.
Veja a matéria na íntegra: Folha de S. Paulo
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