Benigna Villas Boas

Professores negros aumentam sucesso escolar e profissional de estudantes negros

JC Notícias, 6 de janeiro de 2026

Reflexo positivo também se dá em remuneração profissional, segundo pesquisa

Nas cadeiras das muitas salas de aula por onde passou como estudante, toda vez que o advogado e sociólogo José Vicente, 76, “virava para o lado e via um professor negro, ficava mais seguro e aliviado”.

“Uma presença negra na sala de aula é encorajadora para um aluno negro. Dá mais segurança e estímulo. Fortalece o desejo e a disposição para estudar”, explica o hoje reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Como professor, diante de alunos negros e periféricos, Vicente viu o outro lado da moeda. “Eu me vi como uma peça importante na recepção desses alunos, que se sentiam representados e participantes. E o pertencimento e o acolhimento são potentes demais”, conclui.

Num Brasil em que pessoas negras têm 53% menos chance de concluir o ensino superior e onde ganham 41% menos do que pessoas brancas, um novo estudo quantificou experiências como a de Vicente ao comprovar que a composição racial do corpo docente melhora o desempenho de alunos negros na educação e na remuneração profissional.

Leia na íntegra:

Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Sair da versão mobile