Benigna Villas Boas

Como fazer a avaliação formativa?

Enílvia Rocha Morato Soares

Publicado no blog do GEPA em 12/07/2022

Sempre que reflexões acerca da avaliação formativa são apresentadas ou discutidas com profissionais da educação são comuns posicionamentos que, no afã de colocar em prática essa forma de avaliar, dissociam-na da teoria, questionando: Isso que foi dito (ou debatido) nós já sabemos, queremos saber é como fazer a avaliação formativa.

É certo que não há um modelo de ação a seguir ou uma regra técnica aplicável que garanta sua presença, uma vez que os diferentes contextos em que a avaliação se desenvolve (incluindo os sujeitos que o integram) demandam diferentes instrumentos, procedimentos e estratégias. É certo também que a função formativa da avaliação é definida muito mais pela intenção do avaliador do que por suas práticas observáveis, o que lhe confere uma dimensão utópica, ou seja, sua existência concreta jamais poderá ser assegurada (HADJI, 2001), tendo em vista a impossibilidade de se conhecerem integralmente os reais propósitos dos indivíduos.

No entanto, algumas iniciativas sinalizam que a busca por uma prática avaliativa formativa está em curso. Vamos a elas:

Mesmo diante das adversidades impostas por uma organização social pautada na individualidade, competitividade e, portanto, por processos que excluem os menos favorecidos cultural e economicamente, avaliar na perspectiva formativa constitui prática que se reveste de singular importância, por contribuir para que a escola constitua espaço de acolhimento, solidariedade e, sobretudo, de aprendizagens capazes de impulsionar melhorias educativas e, quiçá, sociais.

Referências:

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

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