Benigna Villas Boas

Porque o mundo está abandonando os testes de alto impacto

 

Porque o mundo está abandonando os testes de alto impacto

Entrevistado pela reportagem do The Sidney Morning Herald, de 10/03/2019, o mundialmente renomado professor Andy Hargreaves, do Boston College, afirmou que testes de alto impacto estão vivendo seus últimos momentos, porque escolas de vários países estão optando por avaliações que evitam estressar os estudantes ou impedir que as aprendizagens ocorram. Segundo ele, os testes do NATLAN, National Assessment Program – literacy and numeracy  (Programa Nacional de Avaliação em letramento e matemática) foram desenvolvidos nos anos de 1990 e países como Canadá, Israel e Escócia estão, no momento, sentindo seu indesejável impacto nas aprendizagens e no bem estar dos estudantes. Eles provocam ansiedade, ensino para os testes, redução do currículo e o uso reduzido de inovações nos anos em que são aplicados.

Os tempos de testes de alto impacto, com consequências negativas, como responsabilização, estão nas últimas.

Os países estão abandonando o NATLAN e implementando novos meios de alcançar o duplo objetivo de avaliar, ao mesmo tempo, os estudantes e os sistemas de ensino. As pessoas querem saber onde está indo o sistema de ensino, sem que surja nenhuma consequência negativa dos testes em larga escala.

Singapura parou de aplicar testes em larga escala a crianças menores de 11 anos de idade. Canadá está propondo o mesmo.

Finlândia testa amostras de grupos de estudantes. Israel testa um tema por ano em três anos seguidos.

Na Escócia, a ênfase recai sobre a avaliação do professor. As avaliações nacionais são utilizadas para informar os resultados dessa avaliação juntamente com os de outras selecionadas pelo professor e outras avaliações.

A Austrália precisa encontrar a resposta para a Austrália e essa resposta não está em copiar outro sistema, pontuou o professor mencionado.

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