2020: década da resistência

 

2020: década da resistência

Mensagem transmitida às amigas e companheiras do GEPA, durante nosso último encontro de 2019

Estamos vivendo um momento atípico em todos os setores da vida do país. A educação tem sofrido investidas absurdas de desvalorização. Trabalhamos com um tema estratégico e sensível: a avaliação formativa, pelo seu poder de promover as aprendizagens, o que empodera estudantes e professores. Não, simplesmente, quaisquer aprendizagens, mas as que formam nossos jovens para a inserção social crítica e responsável.

Todas as políticas educacionais têm afetado a avaliação direta ou indiretamente. Até mesmo o seu silenciamento é indicador da intenção de obscurecê-la. A formação das crianças e dos jovens brasileiros para a cidadania democrática está em risco. Neste momento de preocupação com o que vem acontecendo, como pesquisadores da avaliação, cabe-nos tomar atitudes de resistência: aprofundando nossos saberes sobre o tema, aliando-nos aos que a desenvolvem na educação básica e superior e difundindo nossos estudos e contribuições. Não é o momento de nos recolhermos e de simplesmente nos assustarmos, mas de nos agruparmos para que, colaborativamente, nossas ideias se fortaleçam. Nossa consciência nos chama a atuar.

Brasília, 20/12/2019

Benigna Maria de Freitas Villas Boas – coordenadora do GEPA

 

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