Capítulos de livros

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e dos estudantes. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação informal na escola: encorajando atitudes sociais e educacionais desejáveis. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. “O poder dos quietos”: sua inserção na sala de aula. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O lugar da avaliação em cursos de formação inicial de professores. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Diretrizes de avaliação: construção coletiva por professores. XVII Endipe. Fortaleza, livro 2: Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 2014. Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE. Páginas 02482-02494.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; SOUZA, Maria Emília G. de; COSTA, Magda S. Pereira. Experiências avaliativas vividas por estudantes de cursos de licenciatura: práticas pedagógicas prenunciadas. In TEIXEIRA, Célia R.; MIRANDA, Joseval dos R. Avaliação das aprendizagens: experiências emancipatórias no ensino superior. São Paulo: Max Limonad, 2013.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Compreendendo a avaliação formativa. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação por meio de portfólios. In MELO, Marcos Muniz (org.). Avaliação na educação. Pinhais, Paraná: Editora Melo, 2007.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. A avaliação em curso de Pedagogia para professores em exercício: desenvolvendo a autonomia intelectual do professor/aluno. In MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 115-129.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In VILLAS BOAS, Benigna Maria de F. (org.) Avaliaçãopolíticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Construindo o campo e a crítica: o debate. In FREITAS, L. C. de F. (org.). Avaliação: construindo o campo e a críticaFlorianópolis: Insular, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de F. SAEB, ENEM, “PROVÃO”: onde fica a avaliação escolar? In SHIGUNOV NETO; MACIEL, L. B. Reflexões sobre a formação de professoresCampinas, SP: Papirus, 2002, p. 31-70.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In VEIGA, L. P. A.; FONSECA, M. (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001.

VILLAS BOAS, Benigna M de F. Avaliação no trabalho pedagógico universitário. In CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 133-158.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O projeto político-pedagógico e a avaliação. In VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.