“A elaboração de plano de ensino não é algo que possa ser objeto de encomenda”

Lendo o livro de Luiz Alves de Matos, Sumário de didática geral, publicado inicialmente em 1957 e tendo alcançado quatro edições, a última em 1967, encontrei a seguinte pérola:

“… seria inadmissível e absurdo que o professor copiasse e adotasse planos elaborados por outros colegas ou os incumbisse de elaborá-los ou, ainda, aceitasse a imposição de executar planos elaborados por órgãos técnicos de pesquisa e de planejamento, alheios às realidades imediatas que êle (sic) terá que defrontar. A elaboração de plano de ensino não é algo que possa ser objeto de encomenda ou de procuração; exige atividade direta e pessoal do próprio professor que o irá executar. Consequentemente, o plano de ensino deve ser sempre o produto da elaboração pessoal do professor individualmente ou da equipe de professores que o irão executar e de cujo trabalho cada um participou ativamente” (p. 191).

Por plano de ensino podemos entender o planejamento de todo o trabalho pedagógico que, segundo o autor, é de responsabilidade do professor ou da equipe da escola. Mas, isso se perdeu com o tempo. Hoje falam mais alto os interesses empresariais que, por terem o aval das autoridades educacionais, impõem o direcionamento das atividades de sala de aula. Com o advento do IDEB, então, a luta se acirrou. Editoras têm preparado material para o uso do professor com a justificativa de contribuírem para a elevação das notas dos estudantes. Lamentável!

O mais grave é que as secretarias de educação compram esses materiais e os enviam às escolas. Prefiro pensar que, sem refletir sobre as consequências para o seu trabalho e as aprendizagens dos estudantes, os professores os adotam, sem reflexão sobre suas consequências. Costumam ser publicações atraentes, bem elaboradas e preparadas para agradar estudantes, professores e pais.

Esses materiais retiram dos professores sua capacidade de planejar o trabalho condizente com as necessidades dos seus estudantes.

Referência

MATTOS, Luiz Alves. Sumário de didática geral. Rio de Janeiro: Aurora, 1967 (7ª edição).