JC Notícias, 14 de outubro de 2025
Infectologista Aluísio Segurado vê na contratação recente de professores uma oportunidade de mudanças no ensino; fala ainda do futuro desafiador para universidades por causa de ataques à democracia
A contratação recente de mais de 900 novos docentes – algo inédito na última década, após anos de déficit de profissionais – traz uma oportunidade de inovação no ensino da Universidade de São Paulo (USP), acredita o professor da Faculdade de Medicina Aluísio Segurado, candidato a reitor nas eleições deste ano.
“É o momento de mobilizarmos toda a energia dessa juventude para promover as mudanças que, em um quadro cristalizado, às vezes são mais difíceis de serem alcançadas”, afirma, em entrevista ao Estadão.
Ele acredita que os novatos podem mais facilmente incorporar tecnologias, adotar metodologias ativas centradas no aluno, promover currículos interdisciplinares e ainda rever as formas de avaliação, principalmente por causa inteligência artificial.
Veja o texto na íntegra: Estadão
O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.