Busca por emprego tira mais jovens das aulas remotas do que falta de internet

JC Notícias, 05/11/2020

Estudo inédito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) entrevistou estudantes com 16 anos ou mais no Brasil

Mais da metade (56%) dos universitários e alunos com mais de 16 anos que deixaram de acompanhar as aulas remotas nos últimos 30 dias precisaram dar uma pausa nos estudos pelo mesmo motivo: procurar emprego.

O motivo é mais citado do que não se ter acesso à internet, uma conexão de baixa qualidade (34% dos entrevistados) ou ainda a falta de equipamentos adequados para acessar as aulas (32%).

A informação é do Painel TIC Covid-19, pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

De acordo com o levantamento, 18% dos usuários de internet com 16 anos ou mais que estão matriculados em escola ou universidade não acompanham as aulas ou atividades remotas.

Entre os mais pobres, das classes D e E, 29% não acompanham as aulas remotas. Esse índice é quase três vezes menor nas classes mais ricas, A e B, que é de apenas 11%.

Leia na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.