Ainda sobre a militarização de escolas públicas do DF

 

Ainda sobre a militarização de escolas públicas do DF

O governo do DF insiste em aumentar o número de escolas militarizadas ou de gestão compartilhada, conforme prefere chamar. Reportagem de um telejornal de ontem (14/08/2019) anunciou a quinta escola a adotar esse formato, desta vez em Planaltina. Foi realizada uma votação entre pais, professores e estudantes. O resultado foi apertado: 59% de aceitação. Uma mãe assim justificou seu voto positivo: para garantir a disciplina. Será que ela e outros pais ouviram argumentos contra e a favor, antes da votação? Conhecem as implicações dessa militarização para a formação dos seus filhos?

Os professores contrários a essa medida disseram não conhecer o projeto. Não é um descaso e uma desvalorização do seu trabalho?

Contudo, o secretário de educação afirmou que a escola iniciará o processo de militarização na próxima semana. O que pretende o governo que impõe essa organização do trabalho pedagógico sem discussão ampla com a comunidade escolar? Não é dando-lhe simplesmente o direito de votar que ela está sendo valorizada. Pelo contrário, está sendo desprezada. Tudo o que acontece na escola é aprendizagem para todos os segmentos envolvidos.