Aprova Brasil: preparando os estudantes para as provas do SAEB. É este o sentido da avaliação escolar?

 

Aprova Brasil: preparando os estudantes para as provas do SAEB. É este o sentido da avaliação escolar?

A Editora Moderna tem uma coleção de cadernos, guias para o professor e recursos didáticos para cada ano do ensino fundamental, para venda aos sistemas de ensino. O título da coleção é Aprova Brasil. Ele diz tudo: trata-se de materiais que têm o propósito de preparar os estudantes do segundo, quinto e nonos anos do ensino fundamental para obterem notas altas em exames em larga escala. Seu objetivo é “auxiliar professores, gestores e Secretarias de Educação do Brasil no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do SAEB (conhecidas como Prova Brasil) para os segmentos de Educação Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais”.

Os textos e as atividades dos livros foram selecionados e elaborados a partir da Matriz de Referência de habilidades do SAEB. O Guia do Professor “sugere” que, para os 1º e os 2º anos, as “lições sejam desenvolvidas em duas aulas de 50 minutos, e, para o 3º ao 9º ano, em uma aula de 50 minutos”. Para todos os anos escolares, a metodologia é cíclica e consiste em três fases: bloco de lições, simulado e plataforma e estratégias de intervenção.

Todas as orientações levam em conta “os processos avaliativos do SAEB”.

As informações acima constam do Guia para o Professor, do Caderno Matemática – 5º ano – do ensino fundamental.

Como os professores, coordenadores pedagógicos e gestores reagem a essa formatação do seu trabalho? Gostam de receber seu planejamento organizado por pessoas desconhecidas? Compreendem o significado disso? Esses profissionais precisam analisar quem são os interessados. Eles e os estudantes ou as editoras? Quem ganha? Ganha o quê? Os professores estão cada vez mais sujeitos a planejamentos e decisões tomadas por outras pessoas que nem sempre têm formação pedagógica. A apresentação aos pais de materiais didáticos bem elaborados e atraentes pode impressioná-los, mas recebem informações sobre os interesses envolvidos?

Ações como essa compõem o processo avaliativo da escola, podendo passar despercebidas pelos sujeitos que ali atuam.

 

 

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