Autoavaliação é aprendizagem para a vida

 

Autoavaliação é aprendizagem para a vida

ASCD Express, vol. 15, n. 05, 2019

Em um artigo em que discute que a avaliação funciona melhor quando os estudantes estão no banco do motorista, Anne Vilen explica que, na vida americana, um dos mais significativos testes aplicados fora da escola é o de direção de carro, quando a pessoa tem de demonstrar suas habilidades e não escrever sobre elas. A avaliação da qual o estudante participa nos convida a criar oportunidades para que todos eles, de todos os níveis e cursos, metaforicamente leiam o manual de direção, se submetam à prova escrita, pratiquem a direção na rua, recebam muitos feedbacks do instrutor e, finalmente, demonstrem sua habilidade.

Ao final, depois que o examinador escreve “habilitado” no formulário, o estudante sabe que dirigiu segundo as instruções. Contudo, ele reconhece que se aproximou mais do que deveria do meio fio. Essa avaliação ele a guardará porque irá motivá-lo a continuar aprendendo depois do teste – quem sabe pelo resto da sua vida.

Marcações: