Boletim histórico CASEB 1960-1990 – 16 de maio de 1960: dia memorável para a educação em Brasília – encontro de professores e alunos

Boletim histórico CASEB 1960-1990 – 16 de maio de 1960: dia memorável para a educação em Brasília – encontro de professores e alunos

No Boletim Histórico CASEB 1960-1990, de maio de 1990, quando a CASEB completou 30 anos, em sua abertura, Armando Hildebrand, que foi diretor executivo desse órgão, escreveu sobre os alunos:

“Os alunos que seriam transferidos eram inscritos, para efeito de matrícula, no Rio de Janeiro e nos Estados. Em ficha especial, todo candidato era identificado e registradas as informações referentes a sua vida escolar. Também era anotado seu novo endereço em Brasília, a fim de ser definida a escola onde seria matriculado.

Planejada em detalhe a organização do ensino, procedeu-se à montagem das escolas e cursos, à distribuição de professores, do pessoal técnico e administrativo e dos alunos, de forma a que no dia 16 de maio, às 8 horas da manhã, tivessem início as atividades escolares. Foi esse dia memorável para a educação em Brasília: encontro de professores e alunos já residentes no Planalto com os recém-chegados e provenientes de todo o país, especialmente do Rio de Janeiro. Sem atropelos os alunos, com naturalidade, foram conduzidos às suas respectivas escolas e salas de aula, onde os aguardavam, devidamente orientados, os professores.

As apresentações foram efetuadas pelo próprio Diretor-Executivo da CASEB. Estavam emocionados e confiantes, pois este era um momento de expectativa e de conhecimento de novos companheiros e de formação de novos amigos; de conhecimento dos novos professores; era, enfim, o começo de uma vida nova. Quem teve o privilégio de viver esse dia deve estar com bonita imagem guardada na lembrança e no coração.

As aulas e todo o processo educativo, dinâmico, inovador, democrático e integral, com metodologia nova, em dois turnos, transcorreram em 1960, conforme o que fora planejado. Foi um ano letivo feliz e produtivo”.

OBSERVAÇÃO: o Boletim não menciona os cursos que começaram a funcionar em 1960: ginásio, científico e normal. Este último deveria ter tido destaque, por ser o de formação de futuros docentes. Em 1960 funcionaram o primeiro ano deste curso, o segundo e o terceiro. Juscelino Kubitschek de Oliveira, neste ano, foi o padrinho de formatura da turma que concluía o curso. Como presente, deu às formandas o ingresso sem concurso no magistério primário do DF.