Bolsonaro lança programa de escolas cívico-militares e fala em ‘impor’ modelo

 

JC Notícias – 06/09/2019

Bolsonaro lança programa de escolas cívico-militares e fala em ‘impor’ modelo

Governo quer implantar medida em 216 unidades até 2022; adesão é voluntária. Presidente diz que a população não precisa ser consultada

O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta quinta-feira um projeto para incentivar a implantação de escolas cívico-militares em todo o país. O objetivo do governo é que 216 escolas tenham esse modelo até 2022. A adesão é voluntária e precisa ser requisitada pelo estado ou município. Os militares atuarão na gestão das escolas, sem interferir na área pedagógica.

Em seu discurso, Bolsonaro comentou uma votação realizada em uma escola do Distrito Federal, em que pais, alunos e professores decidiram não aderir à militarização. Dirigindo-se ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que estava presente, o presidente afirmou que essa consultas não são necessárias e que é preciso “impor” o modelo.

— Vi que algumas alguns bairros tiveram votação e não aceitaram. Não tem que aceitar não, tem que impor. Se aquela garotada está na quinta série, está na nona série, e na prova do Pisa não sabe, ele não sabe uma regra de três simples, interpretar um texto, não respondem uma pergunta básica de ciência, me desculpa. Não tem que perguntar para o pai e responsável nessa questão se ele quer ou não uma escola com uma certa militarização. Tem que impor, tem que mudar. Não queremos que essa garotada cresça e vai ser no futuro um dependente até morrer de programas sociais.

Veja o texto na íntegra: O Globo