Defasagem escolar atinge 37% dos jovens de 17 anos no Brasil

 

JC Notícias – 26/03/2018

Defasagem escolar atinge 37% dos jovens de 17 anos no Brasil

 

Estado do Rio tem os piores indicadores de atraso no Sudeste, de acordo com dados do CensoEscolar, informa o colunista do Globo, Antônio Gois

No ano passado, mais de um terço (37%) dos jovens de 17 anos matriculados na escola estava cursando uma série não adequada para sua idade. A defasagem idade-ano ainda é um problema sério no Brasil, mas já foi pior: em 2007, era quase a metade (49%) dos estudantes nessa faixa etária que ainda estava matriculada no ensino fundamental ou no 1o ano do médio, quando deveria estar já no 3o ano.

Estas contas foram feitas com dados do Censo Escolar, do MEC, pela pesquisadora Mariana Leite, do IDados. Foram tabulados também indicadores por estado. As piores taxas são de unidades da Federação no Norte e Nordeste, mas o Rio de Janeiro aparece também como destaque negativo, por ser o pior do Sudeste neste indicador. Aos 17 anos de idade, 39% dos estudantes fluminenses estão fora da série recomendada. Em São Paulo, são apenas 15%, em Minas, 30%, e no Espírito Santo, 36%.

Leia na íntegra: O Globo

Marcações: