JC Notícias, 29/04/2025
Em todas as etapas, alunos pretos e pardos têm desempenho inferior ao dos brancos
Em uma década, a desigualdade racial no aprendizado escolar se acirrou no Brasil. A diferença de desempenho entre estudantes brancos e pretos, pardos e indígenas (PPI) aumentou entre 2013 e 2023 em todas as etapas avaliadas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A conclusão é de um estudo feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) e pelo Todos Pela Educação com base nos microdados do Saeb, do Ministério da Educação. A análise foi divulgada nesta segunda-feira (28), em que é comemorado o Dia da Educação.
Segundo o relatório, desigualdades educacionais que já eram evidentes antes da pandemia não apenas persistiram no país nos últimos anos, como ainda foram aprofundadas. É o caso das disparidades de aprendizagem por raça.
Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo
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