INEP: produzindo o fracasso escolar

 

INEP: produzindo o fracasso escolar

por Luiz Carlos de Freitas, no blog do Freitas, em 04/09/2018

Depois do incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, esta é a notícia mais espantosa que tivemos em poucas horas. O INEP elevou a nota de corte das notas do SAEB e com isso promoveu uma situação de caos na educação brasileira que não corresponde à realidade. É o que argumenta José Francisco Soares em entrevista para a Agência Brasil. “Na realidade, não ocorreu nenhum desastre educacional nos últimos dois anos, mas apenas a introdução de uma forma equivocada de sintetizar os dados da Prova Brasil [como também é chamado o Saeb]”, opinou.” O órgão se defende dizendo que foi um grupo de especialistas que definiu as novas regras. Mas, de fato, a credibilidade do órgão que já vinha sendo desafiada pelos seus dirigentes, acabou. Não se faz uma mudança dessa sem um amplo debate. De fato, as divulgações do INEP sobre esta rodada do SAEB estão marcadas por um claro desejo de promover o caos para justificar apoio às reformas do governo Temer (como já mostramos aqui e aqui). Nos Estados Unidos, o efeito de aumentar a pressão sobre as escolas em 2002 foi inócuo quando não gerou efeitos adversos. Mas, ajudou na elevação da privatização da educação. […]

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Luiz Carlos de Freitas | 04/09/2018 às 2:48 PM | Tags: Lei de Responsabilidade Educacional, No Child Left Behind, Produzindo crises, Reformadores empresariais | Categorias: Assuntos gerais, Mendonça no Ministério, Meritocracia, Responsabilização/accountability

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