Pular para o conteúdo

Iniciativa que necessita ser analisada e praticada cautelosamente

“Professores desenvolvem plataforma de estudo para preparar estudantes para avaliações externas”

25/04/2025

Iniciativa inovadora tem como público-alvo alunos da rede estadual que participarão de provas como Enem e Saeb

Professores da Gerência Regional de Educação (GRE) de uma cidade brasileira anunciaram esta semana o lançamento de uma plataforma digital inovadora, criada por docentes de diversas áreas, com o objetivo de preparar os estudantes de forma mais dinâmica para avaliações externas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Essa plataforma se destaca por oferecer uma experiência de estudo completa e conteúdos atualizados. São 12 disciplinas, cada uma conduzida por um professor especializado, totalizando 20 aulas por matéria, abordando temas relevantes para o desempenho nas provas.

O docente de história, um dos idealizadores da plataforma, explica a sua importância para os alunos: “Os colegas professores estão o tempo inteiro pensando em formas de maximizar as potencialidades dos estudantes, assim, surgiu a ideia de criar uma plataforma digital que oferecesse aulas gravadas e simulados. Essa iniciativa é de grande relevância para os adolescentes da rede estadual porque ela constitui mais uma ferramenta do processo de ensino-aprendizagem. O vídeo busca ser indicador de um caminho para a construção da autonomia intelectual”.

Além das aulas, a plataforma conta com 20 simulados regulares e um simuladão final, permitindo que os alunos testem os conhecimentos e acompanhem o seu progresso ao longo do tempo. Estratégias de estudo eficazes também fazem parte da plataforma, tornando o aprendizado mais direcionado e produtivo.

O projeto é um passo importante para democratizar o acesso a materiais de qualidade e preparar melhor os estudantes da Rede Estadual de Ensino para os desafios dos exames.

O professor de português e redação, co-criador da plataforma, falou sobre o desenvolvimento dos alunos com as aulas online: “O objetivo é aprimorar a qualidade educacional. A gente disponibiliza esses conteúdos para que os alunos possam utilizar como uma forma de aprofundamento dos componentes curriculares e da formação geral básica. O estudante e o professor podem acessar em qualquer lugar, inclusive, usar o site como recurso nas aulas. Esperamos que, com esse projeto, os nossos jovens possam melhorar o desempenho acadêmico, contribuindo para a proficiência e o desenvolvimento”.

O acesso à plataforma já está disponível em um link fornecido pela reportagem.
Tal iniciativa é elogiável mas requer análise cautelosa, pelos motivos que se seguem. Todos os estudantes terão condições de acessar a plataforma e disporão de tempo para isso? Cabe à escola oferecer oportunidades de aprendizagem a todos eles, sem distinção. O processo avaliativo articula-se à função formativa da avaliação ou visa apenas “preparar os estudantes de forma mais dinâmica para avaliações externas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)” ?

A criação dessa plataforma ganhará força e terá vida longa se a avaliação formativa for a impulsionadora do processo comprometido com as aprendizagens de todos os estudantes. Esforços nesse sentido costumam dirigir-se aos estudantes com bom desempenho para que bem representem a instituição em que estão matriculados. Não nos esqueçamos de que nenhuma escola pode incluir em seu projeto pedagógico ação que discrimine estudantes, principalmente os de escolas públicas.

Espero que os idealizadores dessa plataforma não estejam reorganizando o trabalho pedagógico em busca de resultados mas, sim, de aprendizagens que beneficiem todos os estudantes. O que inspira tal atividade deve ser o atendimento às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes. Assim compreendida, ela pode ser aplaudida.
Que essa iniciativa seja “inovadora” no sentido de contribuir para que todos os estudantes prossigam seus estudos de forma tranquila, sem os percalços da avaliação classificatória e excludente.

error: Content is protected !!