JC Notícias – 15/07/2021

O panorama da educação no Brasil, segundo relatório “Education Policy Outlook Brasil”

Publicação elaborada por OCDE e Itaú Social analisa políticas educacionais brasileiras traçando paralelos com experiências internacionais

O Brasil obteve muitas conquistas no campo da educação nas últimas décadas. Ainda assim, a defasagem de aprendizado, os altos índices de abandono e as desigualdades entre estudantes marcam a educação no país, constituindo um obstáculo para uma melhor qualidade de ensino.

Com o objetivo de divulgar informações e análises do contexto educacional brasileiro a legisladores, analistas e profissionais foi lançado o relatório intitulado “Education Policy Outlook Brasil”. Elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e pelo Itaú Social, o documento apresenta um estudo comparativo de políticas e reformas educacionais nos países membros da OCDE.

O relatório, que consiste em uma atualização de um estudo realizado em 2015, é dividido em duas partes. A primeira, cujo foco são políticas nacionais e subnacionais, analisa a evolução dos constantes esforços que surgem relacionados com políticas no Brasil, incluindo as respostas da educação à pandemia da covid-19. A segunda parte do documento identifica políticas internacionais que podem servir de inspiração para legisladores federais e subnacionais fortalecerem o sistema educacional brasileiro.

Veja o texto na íntegra: Nexo

O Nexo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.