JC Notícias – 17/112021

Fatores socioeconômicos explicam quase 70% da média das notas do Enem em um município, aponta estudo

Artigo mostra que porcentagem de alunos com bolsa em SP foi indicador mais relevante para desempenho no exame, seguido de renda e instrução das mães

A importância do contexto socioeconômico para o desempenho de alunos no Enem é uma certeza já conhecida. Agora, porém, uma pesquisa, publicada nesta quarta na revista de Administração Pública da FGV-SP, conseguiu mensurar esses impactos e identificou que variáveis como renda familiar, acesso a bolsas, raça e nível de educação das mães conseguem refletir até 68% da média das notas de um município, no caso da prova objetiva do exame. Ao cruzarem os microdados do Enem, do Censo Escolar e do IBGE, de 2018, os pesquisadores chegaram a estatísticas que podem servir para embasar políticas públicas de mitigação da desigualdade social presente no ensino brasileiro, defendem.

O artigo, nomeado “Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica”, é de autoria do engenheiro e pós graduado em big data Rafael Oliveira Melo, da bióloga e doutoranda em educação Anne Caroline de Freitas, e seus orientadores, Eduardo de Rezende Francisco, da faculdade de administração da FGV-SP, e Marcelo Tadeu Motokane, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da USP – Ribeirão Preto.

Veja o texto na íntegra: O Globo

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