Jovens fora da escola são 12%; um terço sai por desinteresse

 

JC Notícias – 11/11/2019

Jovens fora da escola são 12%; um terço sai por desinteresse

Levantamento mostra que dos 9,75 milhões de jovens brasileiros com 15 a 17 anos, 1,15 milhão estavam fora da escola no ano passado

Cerca de 12% dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos não estão na escola e um levantamento feito pela consultoria IDados mostra que a falta de interesse nos estudos é o principal motivo apontado por esses adolescentes, superando até mesmo dificuldades como a falta de dinheiro para as despesas escolares, gravidez precoce, problemas de saúde e ausência de vagas na região onde moram. O quadro mostra que, depois de universalizar o ensino, o país ainda tem um longo caminho para atrair o jovem para a escola, diminuir a evasão e, consequentemente, incluí-los no mercado de trabalho.

Segundo os números obtidos pelo IDados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, dos 9,75 milhões de jovens brasileiros com idade entre 15 e 17 anos, 1,15 milhão (12%) não estava na escola. Desse total, 33% apontaram o desinteresse como principal motivo para ter desistido dos estudos.

Veja o texto na íntegra: Valor Econômico

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

Marcações: