Leitura do mês de janeiro de 2020 – parte 3

 

Leitura do mês de janeiro de 2020 – parte 3

What we know about grading: what works, what doesn’t, and what’s next?

Concluindo o livro What we know about grading: what works, what doesn’t, and what’s next?, organizado por Thomas R. Guskey e Susan M. Brookhart, Alexandria, VA: ASCD, 2019, os autores afirmam que notas são rótulos criados para designar os diferentes níveis do desempenho dos estudantes. Esses rótulos indicam “quão bem” os estudantes aprenderam e respondem à perguntam que eles sempre fazem: Como estou indo? Notas podem ser letras, números, palavras ou símbolos. Servem a propósitos formativos se os estudantes e seus pais compreenderem que não refletem a situação de aprendizagem do estudante. O que uma nota representa é temporário. Conhecer o que ele aprendeu e o que ainda não aprendeu é essencial. A informação pelos professores sobre a qualidade do desempenho dos estudantes pode auxiliá-los a se tornarem juízes reflexivos do seu próprio trabalho. Notas oferecem uma descrição incompleta das aprendizagens, em um dado momento. Quando acompanhadas de informações adicionais, podem oferecer contribuições importantes.

Contudo, os autores advertem: para atender a esse propósito formativo, duas consequências das notas precisam ser mudadas. Primeiramente, precisamos ajudar os estudantes e seus pais a compreenderem que elas não revelam como o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem. E isso é essencial.

Em segundo lugar, nunca devemos usar notas para classificar ou ranquear. Frequentemente, elas representam o lugar de cada estudante em relação aos colegas. Quando assim utilizadas, são vistas como um reforço inadequado oferecido a poucos estudantes, em lugar de reconhecerem o sucesso de todos. É desencorajador ajudar somente alguns. Para que um estudante se mova para cima no ranqueamento, outro terá de ir para baixo. Este não é o propósito da avaliação para as aprendizagens.

Os estudantes necessitam de informação honesta sobre seu progresso e seus pais precisam saber como estão se desenvolvendo. Embora notas não devam ser a única informação, podem constituir parte significativa desse processo. Quando combinadas com orientação aos estudantes e pais sobre como promover o avanço das aprendizagens, elas podem se tornar um meio valioso.

 

 

 

 

 

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