Licenciaturas em Ação

Benigna Villas Boas

12/01/2022

O Decanato de Ensino de Graduação da UnB, por meio de sua Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas, comunica a abertura do Edital Conjunto DEG/DEX 01/2022, Licenciaturas em Ação Edição 2022, vinculado ao Programa da Integração UnB + Escola, com submissão de propostas até 24 de janeiro, no SIGAA.

Serão selecionados projetos que tenham abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico-pedagógica entre docentes  da UnB, pautados nas seguintes linhas:

  1. Parcerias entre universidade e escola, para incentivar a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas públicas
  2. Formação de professores e/ou projetos de pesquisa no âmbito do Novo Ensino Médio
  3. Ações disciplinares para desenvolvimento de processos, métodos e materiais inovadores para a Educação Básica

Cada projeto aprovado poderá receber até 4 bolsas para estudantes da graduação, a depender da disponibilidade financeira do DEX/DEG. A sua submissão está aberta de 03 a 24 de janeiro de 2022.

Licenciaturas em Ação é uma iniciativa que poderá fortalecer os compromissos dos cursos de licenciatura com a educação básica, ao imprimir atualidade e dinamismo à formação dos futuros docentes. Demonstra o interesse destes cursos de adentrarem as escolas e de se inserirem energicamente no pacto pela qualidade da educação básica, tão desprestigiada nos últimos anos. A universidade pública não pode ficar à margem dessa aliança. Precisa ir às escolas, assim como trazê-las para os seus ambientes, sem formalidades. Isso tem sido tentado, ainda de forma tímida. Licenciaturas em Ação poderá avançar nesse sentido, se firmar o pacto mencionado, desde que as propostas saiam das salas de aula da UnB para as escolas e não de gabinetes para as escolas. Da mesma forma, o processo não deve ser artificializado e protocolar, originando-se em gabinetes da Secretaria da Educação.   

Ao aderir ao pacto pela qualidade da educação básica, a universidade abre caminho para a inclusão dos profissionais destas escolas em estudos e pesquisas que promovam sua formação continuada por meios que fujam ao formato convencional.

Dar destaque às licenciaturas e dinamizá-las é oportuno no momento em que a universidade e as escolas se encontram fragilizadas em decorrência das dificuldades impostas pela pandemia.

Que essa iniciativa ganhe adesão e produza frutos.