Mais sobre a pesquisa de Linda Darling-Hammond e colegas: o ensino como profissão de aprendizagem

Mais sobre a pesquisa de Linda Darling-Hammond e colegas: o ensino como profissão de aprendizagem

Foi apresentado em publicação anterior, em linhas gerais, o livro Empowered educators: how high-performing systems shape teaching quality around the world, de autoria de Linda Darling-Hammond e oito renomados pesquisadores, da Editora Jossey-Bass, 2017, que descreve os resultados de um grande estudo comparativo internacional sobre a qualidade do trabalho do professor.

O livro descreve como sistemas educacionais de alta qualidade construíram um conjunto coerente de políticas para assegurar a qualidade do ensino em todas as comunidades e como os seus resultados se refletiram na prática. Esse trabalho desenvolveu-se em três continentes e cinco países: Singapura, Finlândia, os estados de New South Wales e Victoria na Austrália, as províncias de Alberta e Ontario no Canadá, e a província de Shangai na China. A justificativa para escolha dessas jurisdições, como são denominados genericamente os locais de pesquisa, deveu-se aos investimentos consideráveis para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, com destaque para a qualidade do trabalho. A maioria desses sistemas educacionais incluía significativa diversidade linguística, cultural, racial e étnica. Além disso, todos eles demonstraram forte desempenho e crescente equidade entre os estudantes de baixa renda, imigrantes e membros de grupos minoritários.

Embora cada país e província tenha sua própria história, cultura e contexto educacional, encontraram-se muitos aspectos comuns em relação a como eles apoiavam a qualidade do ensino. O principal objetivo era o desenvolvimento de forte profissionalismo no ensino, incluindo compromisso com investimento em conhecimento por parte dos profissionais que podiam tomar decisões educacionais para conduzir a educação dos estudantes sob sua responsabilidade.

Essa abordagem profissional sugere que a política era direcionada ao desenvolvimento da categoria docente, altamente educada e empoderada para tomar decisões sobre o ensino de modo a atender os interesses dos seus estudantes. Tudo isso baseado no conhecimento construído a partir da sua formação inicial e continuada. Levava-se também em conta a socialização de experiências entre os pares. Percebeu-se como aspecto relevante que os professores eram responsáveis não somente por seus estudantes e seus pais, mas, também, por eles próprios, encarregados de manter os padrões profissionais.

O estudo revelou as seguintes constatações:

– Existência de forte percepção social sobre o ensino.

– Os salários dos professores superavam os de outros países.

– Existência de seletividade na profissão. O alto status possibilitava a rigorosa seleção dos professores.

– A formação profissional era gratuita ou a maioria dos custos era coberta. Em alguns casos, os candidatos recebiam salário enquanto passavam por formação.

– As expectativas sobre o ensino dirigiam-se não apenas aos conhecimentos e habilidades técnicos referentes a conteúdo e pedagogia, mas também à disponibilidade de aprendizagem e colaboração.

– O currículo para a formação inicial dos professores articulava-se ao currículo nacional ou dos estados. Os professores recebiam forte preparação sobre o conteúdo das áreas com as quais iriam trabalhar e sobre como lidar com diferentes aprendizes – incluindo os que apresentavam necessidades especiais e os imigrantes.

– A formação de professores baseava-se em pesquisas sobre as aprendizagens dos estudantes e sobre o ensino.

– O ensino era visto como um time esportivo, não um ato individual de coragem. Os professores planejavam e tomavam decisões colaborativamente e tinham tempo dedicado a isso.

– Os processos de avaliação do professor eram conectados ao seu desenvolvimento mais do que à responsabilização punitiva. Como o ingresso na profissão era bem apoiado, não existia a eliminação de incompetência como o principal objetivo.  O ensino era considerado uma profissão de aprendizagem, com a oportunidade para que professores com mais tempo de serviço continuamente aprendessem novas habilidades e aumentassem seu conhecimento.