Ministério da Educação não tem dados sobre eficácia de jogo de alfabetização citado por Bolsonaro

JC Notícias – 18/10/2022

Estudos no exterior mostram que o Graphogame ajuda na compreensão fonética, mas não influencia na parte ortográfica e na leitura

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) citar no debate neste domingo (16) que um game educacional adotado pelo governo alfabetizaria crianças em seis meses, o MEC (Ministério da Educação) nem sequer tem estudos de eficácia do aplicativo no aprendizado.

O governo não sabe, portanto, qualquer efeito do uso dessa ferramenta, muito menos sobre o suposto sucesso mencionado pelo presidente. Estudos internacionais mostram que o jogo colabora com a compreensão fonética, mas não influencia na parte ortográfica ou fluência de leitura.

Ainda a despeito da fala de Bolsonaro, a avaliação federal da educação básica, aplicada em 2021, mostrou que os estudantes de alfabetização tiveram a maior queda de aprendizado na pandemia. Os resultados frustraram aposta do governo federal em ações de ensino em casa, com esse game comemorado pelo presidente e a entrega de livros para famílias.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.