Organização do trabalho pedagógico

 

Organização do trabalho pedagógico

Deparei-me hoje com um texto preliminar e não publicado, do meu orientador de doutorado, Luiz Carlos de Freitas, escrito em 1991, em que afirma:

“O termo ‘organização do trabalho pedagógico’ pode ser interpretado, pelo menos, em duas direções: por um lado, como referindo-se ao trabalho pedagógico do professor em sala de aula; por outro como o trabalho pedagógico da escola como um todo, que inclui o trabalho do professor em sala de aula. Em quaisquer destes níveis de entendimento a organização do trabalho pedagógico implica na organização social do poder no interior da escola/sala de aula.” O texto analisa, inicialmente, a forma como a sociedade organiza o trabalho de modo geral para, em seguida, examinar a organização do trabalho pedagógico em um sentido mais restrito, “sugerindo que se tome as práticas de avaliação (expressão de relações de poder) como centrais para os esforços de transformação da organização do trabalho pedagógico na sala de aula, ao contrário da ênfase restrita dada ao conteúdo e ao método de ensino”.

Esta compreensão tem norteado nossas produções e nossas práticas sobre a avaliação.

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