Pesquisa sobre avaliação em livros

 

Avaliação em livros

O Grupo Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA – está desenvolvendo uma pesquisa sobre avaliação em livros, desde a década de 1960 até os dias atuais, com o objetivo de analisar o percurso deste tema e sistematizar informações sobre o tratamento dado à avaliação para as aprendizagens, desde a década de 1960 até os dias atuais, confrontando-as com o contexto histórico, social e político.

As pesquisadoras partem do pressuposto de que a avaliação, nas diferentes décadas, vem assumindo diferentes funções, ora prescritiva e rígida, ora mais participativa e atrelada às necessidades estudantis. A pesquisa parte da década de 1960 pela facilidade de se encontrarem livros a partir desse momento. Outra razão é a de datar de 1961 a Lei 4024. Da década de 1960 até hoje tivemos duas leis educacionais brasileiras que orientaram o desenvolvimento da avaliação e outra, em vigor, que faz o mesmo. Analisam-se as influências por elas exercidas no tratamento dado à avaliação em livros. Será dada ênfase à avaliação para as aprendizagens, embora o grupo esteja atento, também, à sua articulação com a institucional e a em larga escala. Os resultados da pesquisa serão publicados em um livro.

 

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