Por que meninas talentosas evitam o sucesso?

 

JC Notícias- 11/11/2019

Por que meninas talentosas evitam o sucesso?

“Mesmo com bom desempenho, participantes tendem a desistir disputas”, afirma Claudio Landim, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em artigo para o Blog Ciência & Matemática, do jornal O Globo

Já vimos nesse blog [1] que as meninas têm um desempenho inferior ao dos meninos em olimpíadas de matemática. Essa diferença se acentua com a idade escolar e com o sucesso: a porcentagem de meninas diminui a medida que se chega à nota máxima. Essa diferença tem se mantido constante ao longo dos anos e tem suscitado diversas iniciativas para estimular a participação das meninas em competições científicas..

Um fenômeno menos conhecido e mais surpreendente é que são justamente as meninas com um bom desempenho que tendem a desistir de participar das competições. Este fenômeno já observado nos Estados Unidos e em países em desenvolvimento [2–4], foi identificado recentemente no Brasil [5].

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) tem duas fase. Todos os alunos inscritos participam da primeira que consiste em uma prova de múltipla escolha com 20 questões. Os 5% melhores da cada escola se classificam para a segunda fase onde são propostos 6 problemas valendo 20 pontos cada um. Portanto, as notas da primeira fase variam de 0 a 20 e as da segunda de 0 a 120.

Veja o texto na íntegra: Blog Ciência &Matemática/O Globo

Marcações: