Projeto cria programa de cooperação pedagógica entre universidades e escolas públicas

JC Notícias – 10/03/2022

A proposta permite que professores e estudantes universitários apresentem a instituições de ensino públicas projetos pedagógicos a partir de disciplinas ministradas na universidade, desde que respeitem o plano federal de educação

O Projeto de Lei 4236/21 cria um programa federal de cooperação entre universidades públicas e privadas e instituições públicas de ensino. O objetivo é incentivar o compartilhamento de conhecimentos gerais e específicos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta permite que professores e alunos universitários apresentem a instituições de ensino públicas projetos pedagógicos a partir de disciplinas ministradas na universidade, desde que respeitem o plano federal de educação.

Os projetos deverão conter justificativa, objetivo, público alvo, recursos materiais, data de início e fim e os nomes dos autores. A avaliação do projeto será feita pelo corpo diretivo da instituição de ensino e pelos responsáveis pelos alunos, devendo ser aprovado em reunião pela maioria dos presentes.

A participação de membros das universidades nos projetos não configura vínculo empregatício. O texto, no entanto, permite que alunos universitários aproveitem o certificado emitido pela instituição de ensino para comprovar período de estágio obrigatório.

“Faz-se necessária a busca urgente de soluções e novos caminhos para uma melhor disseminação de conteúdos e sua aplicação no ambiente escolar. É preciso fomentar a aproximação entre a universidade e a realidade escolar, seja no seguimento da educação básica, fundamental ou média”, argumenta o autor, deputado Marcos Soares (União-RJ).

Agência Câmara de Notícias

Minha observação: para que a iniciativa proporcione ganhos às duas partes, isto é, professores e estudantes da universidade e professores e estudantes da educação básica, o projeto deverá ser construído conjuntamente por eles e não apenas pela universidade. Se assim não for, não haverá aprendizagens pelos dois grupos. Não cabe à universidade entregar programação pronta às instituições escolares.