Trabalhos com autores do sexo masculino são mais autopromocionais

 

JC Notícias – 10/01/2020

Trabalhos com autores do sexo masculino são mais autopromocionais

Uma nova descoberta sobre gênero e linguagem em trabalhos de pesquisa

No livro “Lean in”, Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, aconselha as mulheres a serem mais assertivas, tomando a iniciativa de influenciar no trabalho, em vez de esperar uma oferta nesse sentido. O conselho foi recebido com desprezo por algumas feministas.

Disseram que as mulheres não estão se esquivando dos degraus mais altos da carreira. Em vez disso, estão sendo deixadas para trás por forças injustas no mercado de trabalho ou enfrentando barreiras estruturais à medida que sobem.

Um artigo publicado no BMJ, um periódico de pesquisa médica, no entanto, oferece algum apoio à ideia de que os homens se promovem mais e que isso ajuda suas carreiras. Marc Lerchenmueller e Olav Sorenson, afiliado à Yale Business School, e Anupam Jena, da Harvard Medical School, examinaram a linguagem dos títulos e resumos de mais de 100.000 artigos de pesquisa clínica.

Eles separaram aqueles em que o primeiro e o último nomeados autores eram mulheres daqueles em que um ou ambos eram homens. (O primeiro nome geralmente é um pesquisador júnior que liderou o trabalho, enquanto o sobrenome geralmente é um pesquisador sênior que o ajudou a orientá-lo.) Com certeza, artigos com um primeiro ou um último autor masculino eram mais propensos a descrever seu trabalho em termos positivos.

Leia na íntegra: The Economist