Pular para o conteúdo

Um em cada 5 cidades do País não oferece educação básica para adultos

JC Notícias, 6 de maio de 2025

Modalidade voltada para aqueles que não conseguiram estudar na idade certa atingiu o menor patamar desde 1996

Uma em cada cinco cidades do país não oferece vagas na EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Dos 5.500 municípios, 1.092 não ofertam essa etapa mesmo com moradores que não concluíram a educação básica, e não sabem até mesmo ler e escrever.

O Brasil tem mais de 9,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos que são analfabetas. Tem também quase metade da população de mais de 25 anos (49,2%) sem conclusão do ensino médio, um contingente de 65 milhões de pessoas.

O país vive ainda uma estagnação no combate ao analfabetismo funcional. Desde 2018, um terço da população, com idade entre 15 e 64 anos, está nessa condição —sendo que 65% dessas pessoas não tiveram oportunidade de concluir a educação básica. Ainda assim, a oferta de EJA vem encolhendo no país.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

error: Content is protected !!